top of page
  • Foto do escritorSilvio Ricardo FREIRE -Adv.

Detração Penal Do Tempo Da Liberdade Provisória Mediante Monitoramento Eletrônico...

É permitido detração penal ao tempo de monitoramento eletrônico com recolhimento noturno durante o tempo da liberdade provisória.


Em julgamento do agravo em execução penal, a Terceira Câmara Criminal do TJPR deu provimento ao recurso a fim de reformar decisão do Juízo de origem, que negou pedido de detração penal referente ao tempo que o recorrente esteve em liberdade provisória mediante monitoramento eletrônico, sobretudo, com recolhimento noturno domiciliar.


Abaixo, citação de parte do voto do Relator do Desembargador Gamaliel Seme Scaff:


[…]

De acordo com conhecidos julgados da Sexta Turma do E. STJ, por inexistir non bis in idem previsão legal, não se admite a detração do tempo em que o agente esteve submetido a medidas cautelares pessoais alternativas. Entretanto, ainda que não exista previsão legal para tanto, é certo que as imposições fixadas à agravante comprometeram sua liberdade e, em respeito aos princípios da proporcionalidade e do non bis in idem, devem ser computadas para fins de detração.


Ademais, é certo que as medidas impostas ao ora recorrente, como recolhimento domiciliar noturno e nos dias de folga, representam e se equivalem, de fato, ao regime semiaberto harmonizado, razão pela qual deve ser computado o período em que o agravante permaneceu sob monitoramento eletrônico para fins de detração da sanção definitiva.

[...]


Tramitou sob os autos n.º 4000675-79.2021.8.16.0019, data de julgamento em 01.02.2022 e publicado em 08.02.2022 no Diário Oficial.



SILVIO FREIRE| Advocacia Criminal

Execução Penal e Lei de Drogas.

@silviofreirecriminal



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page